Satisfação dos usuários frente ao sistema único de saúde

Luciana Maria Mazon, Mariléia Hodzinski Negrelli

Resumo


As ações de saúde devem ser planejadas, afim de, alcançar efetivamente seus objetivos. A avaliação da satisfação dos usuários de saúde pública é um importante indicador para o planejamento destas ações. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários quanto ao serviço de saúde oferecido nas Estratégias da Saúde da Família (ESF). Estudo do tipo descritivo e quantitativo, com amostra de 108 usuários selecionados de forma aleatória, todos residentes no município de Rio Negrinho. A satisfação dos usuários foi medida por um Questionário validado no Brasil denominado “Controle de qualidade em atenção primária à saúde”. Os dados foram analisados utilizando o softwares SPSS, versão 21. O estudo demonstrou maior predomínio de mulheres na busca por atendimento (72,2%), sendo a grande maioria alfabetizada, apenas 2,8% responderam serem analfabetos, e com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos mensais (50,9%). O estudo revelou que, a grande maioria dos usuários esta satisfeita com o atendimento de saúde, tendo como fator negativo apenas a demora no tempo de espera por atendimento. A satisfação dos usuários é de extrema importância revelando informações essenciais para os gestores e auxiliando no dimensionamento das ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas no setor saúde.


Palavras-chave


Satisfação; Estratégia de Saúde da Família; Ações em saúde

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DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v16n43p45-51

ISSN Eletrônico: 2238-1244